Blog M.A

Como você já deve ter percebido, a energia fotovoltaica está, a cada dia, ganhando mais espaço nas casas, empresas e até mesmo cidades no Brasil e no mundo. Para se ter uma ideia, só em 2020, aqui no Brasil, houve um aumento de 70% na instalação de painéis solares, gerando 7,5 gigawatts de energia, quase a metade da produzida pela hidrelétrica de Itaipú.

Porém, mesmo com a adesão da tecnologia em estabelecimentos e residências, muitas pessoas têm dúvidas sobre todos os benefícios e vantagens da energia solar. Por isso, no artigo de hoje, respondemos as 9 perguntas mais frequentes que recebemos sobre o assunto aqui na MATV Sul.

 

1- Qual a principal vantagem da energia solar, além da economia na conta de luz?

 

Além da economia de até 95% no valor da conta de luz, a energia solar é 100% renovável e contribui para uma a produção energética do país, principalmente em um momento de crise hídrica. Além disso, ela não gera poluição sonora e nem ao meio ambiente, como as hidrelétricas e termelétricas e possui um baixíssimo custo de manutenção.

 

2- O que é necessário para instalar placas fotovoltaicas na minha casa/apartamento?

Caso você está planejando instalar placas solares na sua casa ou apartamento, você precisa ter espaço físico no telhado ou no solo para a instalação das mesmas, aprovação do projeto de homologação pela concessionária de energia e avaliar as condições de entrada de energia, pois, em alguns casos, pode ser preciso a atualização do padrão de entrada.

 

3 - Quanto custa instalar placas solares?

 

O valor do investimento varia de acordo com o projeto, pois uma série de fatores são levados em conta na hora de montar um orçamento. Mas em linhas gerais, o preço fica entre R$ 35,00 E R$ 45,00 kWh/mês consumido.

 

4 -​​ Em quanto tempo consigo ver retorno nesse investimento?

 

Tudo vai depender do tipo de investimento. Caso seja utilizado apenas recursos próprios, o retorno acontece entre 2 e 4 anos. Porém, caso recorra a algum financiamento, ele acontece em um prazo de 5 a 7 anos.

 

5 - Onde fica a energia armazenada?

 

A energia solar gerada pelas placas fotovoltaicas não é armazenada, ela é injetada na rede da concessionária, onde gera créditos para o cliente em kWh.

 

6 - É possível dividir a energia fotovoltaica com o meu vizinho.

Não. Os créditos só podem ser usados em contas com a mesma titularidade.

 

7 - A MATV Sul faz financiamento para instalação de placas solares?

Sim! A MATV Sul conta com uma série de bancos e financeiras parceiras, além de parcelamento próprio de curto prazo, em até 24x, ou cartão de crédito, em 10x sem juros.

 

8 - As placas solares aguentam qualquer tipo de tempo?

Sim! Todos os módulos possuem um altíssimo grau de suportabilidade a eventos climáticos. Até hoje, não se teve notícia de placas que foram danificadas por causa de chuvas de granizo, por exemplo. Mas claro, em casos extremos de intempéries, essa suportabilidade pode ser afetada. Porém, em casos de intempéries de grande proporção, como tornados, caso os módulos sejam bem instalados, garantem a sustentabilidade do telhado, em função do peso que é fixado na estrutura existente.

 

9 - É preciso fazer seguro das placas solares?

Vale aquela máxima: "é melhor prevenir do que remediar". Atualmente, várias seguradoras e corretores oferecem o serviço de seguro de placas solares. Pelas nossas avaliações, os valores são bastante em conta e algumas seguradoras não oferecem acréscimo aos clientes da carteira.

 

Agora que você já tirou todas as suas dúvidas sobre placas fotovoltaicas e energia solar, que tal fazer um orçamento e ter essa solução sustentável e econômica na sua casa? Aqui na MATV Sul, você conta com um time de especialistas no segmento prontos para realizar o seu projeto. Fale agora com nossa equipe clicando aqui.

 

COMPARTILHAR