Blog M.A

Nunca se falou tanto sobre energia elétrica como nos últimos meses. A pior crise hídrica dos últimos 91 anos impactou diretamente famílias e empresas quando o assunto é a conta de luz. Em junho de 2021, o valor a cada 100 kWh era de R$ 6,24. Em julho, o valor passou para R$ 9,49 a cada 100 kWh, um aumento de 52%.

Neste contexto, investir em energia solar se tornou uma alternativa sustentável e econômica. Segundo Rodolfo Meyer, conselheiro da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica, entre 2019 e 2020, o segmento teve expansão de 60%. Neste ano, até o mês de maio, o aumento já foi de 64%. Isso ocorre pelo aumento da tarifa de energia causado pela crise hídrica.

Por isso, no blog de hoje, vamos apresentar as vantagens - para você e para o planeta - de investir em energia fotovoltaica, que você encontra aqui na MATV Sul.

 

ECONOMIA 

Investir em energia solar é a certeza de economia na conta de luz. Com a instalação de placas fotovoltaicas dá para economizar até 95% do valor da energia elétrica. 

Além disso, os retornos sobre instalação de placas solares se dá, normalmente, em um prazo médio de seis anos, graças à economia mensal. Vale lembrar também que elas têm uma vida útil de mais de 25 anos.

 

MANUTENÇÃO MÍNIMA

As placas solares necessitam de limpezas esporádicas para que se evite perda energética e/ou reduza a vida útil do equipamento. Esta limpeza consiste na retirada de poeira, folhas, dejetos de aves e galhos, sem a necessidade de periodicidade anual, já que com chuvas mais intensas, esta limpeza ocorre naturalmente.

 

ENERGIA COMPARTILHADA

Em 2015, a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) aprovou a geração de energia fotovoltaica compartilhada. Ou seja, é possível que dois ou mais consumidores invistam e compartilhem da energia solar de um único sistema, desde que sejam da mesma concessionária de energia elétrica.

 

VALORIZAÇÃO DO IMÓVEL

Instalar placas solares na sua casa é extremamente vantajoso. Elas garantem um excelente retorno financeiro, pois aumentam o valor do seu imóvel em até 6% na hora de vender ou alugar.

 

INCENTIVOS FISCAIS E DE FINANCIAMENTO

Atualmente, os sistemas de micro e minigeração de energia fotovoltaica são isentos do imposto de Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS). Além desse benefício, diversos bancos criaram linhas de crédito e financiamento mais acessíveis para a implantação das placas solares, seja em residências ou empresas.

 

SUSTENTABILIDADE

Por último, mas não menos importante, a instalação de placas solares em energias e empresas faz uma diferença enorme para o meio ambiente. A energia solar é renovável e inesgotável, não emite barulho, reduz a emissão de gases do efeito estufa e não destrói ecossistemas.

Agora que você já conhece todas as vantagens da energia solar para sua casa e/ou empresa, queremos te contar o melhor. Aqui na MATV Sul, você encontra sistemas fotovoltaicos com os melhores preços do mercado. É mais economia, tecnologia e sustentabilidade para os seus dias. Clique aqui e faça agora o seu orçamento.

 

COMPARTILHAR