Blog M.A

Provavelmente você já ouviu falar das placas solares, não é mesmo? Já falamos bastante sobre ela aqui no blog e todos os seus benefícios. 

Mas você sabe como  realmente funciona uma placa solar? Como que uma placa, comumente instalada no telhado, consegue absorver a energia solar, transformando-a em elétrica, facilitando a nossa vida e beneficiando o meio ambiente?

 

No blog de hoje, vamos mostrar para você como uma placa solar funciona. Confere só:

 

Célula fotovoltaica de silício

 

Elas são, sem sombra de dúvidas, a parte mais importante de uma placa solar. Sem ela, nada funciona. Quando é construído um painel fotovoltaico, são usados dois tipos de silício, um positivo e outro negativo, necessários para criar as cargas elétricas.

 

Para criar a carga negativa, o silício é misturado com boro e para o positivo, ele é misturado com fósforo. Através dessa combinação química, são criados mais elétrons positivos que negativos, onde após, os silícios positivos são "prensados" pelos negativos, permitindo que seja produzida energia elétrica com o contato à exposição solar.

 

A construção de um painel solar

 

Para construir uma placa solar, são necessárias sete camadas que são colocadas uma sobre a outra na seguinte ordem: caixa de junção, backsheet, encapsulante, célula fotovoltaica, encapsulante, vidro e moldura. Vale ressaltar que o vidro é temperado e a moldura em alumínio, visando garantir uma vida útil e durabilidade maior para o painel.

 

Na parte de trás de cada painel, temos a caixa de junção onde há dois condutores que conectam todas as placas fotovoltaicas. Após isso, o conjunto de painéis são conectados ao inversor solar através de cabos de corrente contínua.

 

Fótons: as partículas de luz que geram energia

 

São os fótons, as partículas de luz que chegam do sol até à Terra são os responsáveis pela energia fotovoltaica. Para que isso aconteça, o seguinte acontece:

 

Os fótons entram em contato com as células fotovoltaicas, fazendo com que alguns elétrons se desprendam do átomo. Esses elétrons "soltos" viajam pela corrente elétrica para as células de silício que estão com déficit de elétrons. Durante todo o dia, esse movimento acontece, criando uma corrente elétrica ou como costumamos chamar, energia fotovoltaica.

 

Agora que você já conhece como funcionam as placas solares, que tal instalá-las na sua casa ou empresa. Aqui na MATV Sul, temos uma equipe especializada no segmento que irá ajudar você com todo o projeto de análise, projeto e instalação. Para falar com nossos consultores, clique aqui.

 

COMPARTILHAR