Blog M.A

Conheça passo a passo para ter energia solar na sua casa ou empresa


 

Como sabemos, o preço da energia elétrica subiu drasticamente nos últimos meses, aumentando a rentabilidade de investir em energia fotovoltaica, já que através dela é possível reduzir o valor da tarifa de energia em até 95%. Mas você sabe qual é o passo a passo para ter energia solar na sua casa? Continue lendo e confira em detalhes.


 

Saiba o seu consumo de energia mensal

 

Antes de instalar placas fotovoltaicas na sua casa, primeiramente, entenda qual é o seu consumo médio mensal de energia elétrica. Na sua conta de energia, no espaço "histórico de consumo", você pode verificar o quanto está gastando em Quilowatt-hora (kWh).

 

Agende uma visita técnica

 

Com profissionais qualificados, eles farão uma análise geral do tamanho necessário que o sistema de energia solar precisa ter para abastecer a sua casa, além de outros fatores como local de instalação das placas e características do transformador de energia elétrica da concessionária da região, por exemplo.

 

Projeto elétrico

 

Após a visita e coleta de informações sobre o local de instalação, é hora de montar e apresentar o projeto elétrico que determinará qual o kit fotovoltaico necessário para gerar a potência que o cliente necessita, bem como todos os outros detalhes necessários para uma instalação segura e de qualidade. Na MATV Sul Solar, você conta com uma equipe de profissionais experientes no segmento solar que auxiliam em todas as etapas do projeto.

 

Parecer de acesso

 

Após o projeto ser validado e assinado pelo técnico responsável, a empresa contratante deverá enviar um parecer de acesso junto à concessionária ou cooperativa de energia elétrica vigente no município. Este parecer é obrigatório e deverá conter todas as informações técnicas necessárias referentes à rede elétrica da residência.

 

Vale ressaltar que a energia solar da residência deve estar conectada à rede elétrica convencional, seguindo a regulamentação vigente, prevista na Resolução Normativa nº 687/2015 da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).

Instalação

 

Após o aval da concessionária de energia elétrica, começa o período de instalação dos sistemas fotovoltaicos no local. A empresa contratada irá realizar todos os trabalhos de instalação que basicamente consistem em: instalação da estrutura que dará suporte dos módulos fotovoltaicos,da infraestrutura elétrica, dos painéis fotovoltaicos e configuração do inversor.

 

Testes de funcionamento

 

Depois de tudo estar devidamente instalado e conectado, é hora de realizar os testes de funcionamento das placas solares na residência. O especialista irá averiguar se todas ligações estão funcionando corretamente como: conexões, tensões, módulos de rede, inicialização do sistema, configurações do inversor e do monitoramento, identificação dos componentes da estrutura fotovoltaica e placas de sinalização exigidas pela concessionária.

 

Homologação

 

Por fim, o sistema de energia solar instalado deverá ser aprovado com a concessionária de energia elétrica. É um processo burocrático que fica sob responsabilidade da empresa que instalou o sistema fotovoltaico, por isso a importância de sempre contratar uma equipe especializada no segmento de energia solar. Após a avaliação do projeto, um técnico da concessionária irá até a local de instalação realizar uma vistoria para verificar se todos os equipamentos, placas e demais itens estão em conformidade, seguindo as normativas da ANEEL. Após isso, sua instalação será aprovada e sua residência ou empresa poderá começar a gerar a própria energia.

 

Por isso, na hora de instalar um sistema fotovoltaico na sua casa ou empresa, conte com a MATV Sul Solar. Aqui você encontra uma equipe especializada no segmento de energia solar que auxiliará em todas as etapas do processo que citamos acima com a qualidade de quem já está no segmento de tecnologia há mais de 36 anos. Quer realizar um orçamento? Clique aqui.

 

COMPARTILHAR